Se é bem, é para sempre!

  • YouTube do Arsenal da Esperança
  • Facebook do Arsenal da Esperança
  • Instagram do Arsenal da Esperança

Faça como a ISM Privacy e ajude o Arsenal da Esperança.

Arsenal da Esperança - São Paulo

 

O Arsenal da Esperança é uma “CASA QUE ACOLHE”, fundada em São Paulo, em 1996, por iniciativa de Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, o Arsenal é habitado pelo SERMIG - Fraternidade da Esperança, a comunidade de casais e consagrados fundada em 1964, na Itália, pelo próprio Ernesto Olivero e por sua esposa Maria Cerrato.

Há 25 anos, a porta do Arsenal da Esperança abre diariamente para 1.200 homens que se encontram em dificuldades, o assim chamado “povo em situação de rua”, jovens e adultos que sofrem pela falta de trabalho, casa, alimentação, saúde e família.

Quem ingressa nessa casa encontra um lugar limpo e acolhedor onde descansar, tomar banho, se alimentar e frequentar cursos profissionalizantes, além de usufruir de muitos outros serviços, como o acompanhamento do serviço social, a lavanderia, o centro médico, a alfabetização, a biblioteca, a quadra de futebol, a sala de jogos, os grupos de apoio...

Cada um pode encontrar o seu próprio espaço, os seus direitos e deveres e, sobretudo, a possibilidade de fazer o bem e de procurar o sentido da vida. Muitos que foram acolhidos no tempo da fragilidade, da dor, da doença recuperaram a esperança, reconstruíram relações familiares, encontraram um trabalho ou estão buscando novos caminhos.

Nos 25 anos de funcionamento ininterrupto o Arsenal da Esperança hospedou mais de 65.000 pessoas, oferecendo-lhes 10.226.522 noites de hospitalidade, 25.801.648 refeições (incluindo cafés da manhã, almoços e jantares), 2.809.000 atendimentos pelo serviço social interno e 372.630 consultas médicas e medicamentos (Dados atualizados em abril de 2021). Esta caminhada tem sido possível também graças à confiança do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo. A oração e a espiritualidade vividos pelo SERMIG - Fraternidade da Esperança inspiram e abraçam todo esse trabalho e fazem do Arsenal um “mosteiro metropolitano”, um lugar de encontro e colaboração com a sociedade civil, com o mundo do voluntariado e sobretudo com os jovens, que encontram nessa casa uma oportunidade para dialogar e crescer, sendo promotores de ações de paz, justiça e solidariedade.

DURANTE A PANDEMIA

Em 23 de março de 2020, para proteger a população acolhida dos riscos de contaminação com o novo coronavírus, o Arsenal da Esperança fez a escolha de transformar a casa em uma quarentena (24 horas por dia) para que também os nossos hóspedes pudessem seguir a preciosa recomendação de permanecer em casa. 

Em 29 de junho, após 96 dias de verdadeiro lockdown, o Arsenal da Esperança flexibilizou sua quarentena: os hóspedes puderam novamente sair e novas pessoas começaram a ser acolhidas, com todos os cuidados necessários. Desde então, procuramos enfrentar da melhor forma todas as situações, em conformidade com as regras de proteção e prevenção da covid-19. Em 30 de março de 2021 os acolhidos da casa foram vacinados contra a covid-19, e no dia 22 de abril a grande maioria deles recebeu a segunda dose do imunizante, numa ação fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Saúde (SMS) da Prefeitura de São Paulo, mas essa maratona continua. A grande rotatividade na passagem das pessoas pela casa e as dificuldades de convívio em um ambiente tão complexo nos “obrigam” a não baixar a guarda diante de uma pandemia que, infelizmente, está longe de acabar.

Por isso, pedimos que continuem nos ajudando: 

- Alimentos não perecíveis
- Máscaras e luvas descartáveis (G)
- Papel interfolhado (reciclado, 2 dobras com 1.000)
- Papel higiênico
- Desinfetante
- Detergente 
- Cândida 
- Sabão em pó
- Aparelho de barbear descartável
- Talheres descartáveis (para refeição) 
- Guardanapos (18 x 22 cm) 
- Copos descartáveis (200 e 300 ml) 

PIX para doações: CNPJ 62.459.409/0001-28

DEPÓSITO ou TRANSFERÊNCIA: Banco Santander - Agência: 0144 - Conta: 13-003147-6 - Associação Assindes Sermig - CNPJ: 62.459.409/0001-28.

ONDE ENTREGAR AS DOAÇÕES: R. Doutor Almeida Lima, 900 - 03164-000 - Mooca - SP 

Informações
Tel. (11) 2292-0977

e-mail: arsenaldaesperanca@sermig.org.br